quinta-feira, abril 24

Calado que nem um rato

Ministro está "calado que nem um rato" sobre fecho de serviços nos hospitais
O deputado do Bloco de Esquerda, João Semedo, disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o ministro da Saúde, Paulo Macedo, "está calado que nem um rato" sobre a portaria que aponta para o encerramento de serviços nalguns hospitais e que tem suscitado muita polémica e críticas por parte da Oposição, sindicatos e municípios. link
"Esta portaria envergonha quem a fez e quem a defende", disse, referindo-se ao facto de o documento, publicado a 10 de abril, não referir uma única vez a palavra "serviços de obstetrícia", o que aponta para o encerramento de maternidades em vários hospitais (intenção já desmentida pela tutela), e passar a limitar a realização de cirurgia pediátria a hospitais de Lisboa, Porto e Coimbra.
"O que é extraordinário é que o ministro está calado que nem um rato sobre este assunto", disse, durante uma reunião da Comissão Parlamentar de Saúde insistindo que "não se pode querer mudar o SNS por uma portaria de um secretário de Estado". "Isto não é admissível, isto deve ser repudiado, esta portaria é uma vergonha", disse, alertando que o documento abre a porta a que "qualquer administrador hoje feche os serviços que entenda".
JN 23.04.14 link

“Esta portaria envergonha quem a fez e quem a defende”.  Traduz, essencialmente, um profundo desprezo pelos profissionais do SNS.

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger DrFeelGood said...

Ministro da Saúde garante que nada está decidido sobre a reorganização hospitalar link

As trapalhadas do costume. A simulação dos habituais recuos face às reacções da populaça. O cinismo do senhor ministro a tomar-nos por parvos

6:52 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Confrontado ontem no parlamento com a Portaria que “reclassifica” as unidades dos cuidados secundários do SNS, o primeiro-ministro garantiu que a mesma mais não é do que “um ponto de partida” e não “um ponto de chegada”. Isto depois de ter afirmado que desconhecia o documento, justificando-se com o facto de, enquanto primeiro-ministro, não ter que conhecer todas as portarias emanadas do governo.

No debate quinzenal no parlamento, o coordenador do BE, João Semedo, afirmou que a portaria do ministério da Saúde “transforma a rede hospitalar numa miniatura e numa caricatura” e criticou, entre outros, o previsto fecho do serviço de cirurgia cardiotorácica e cardiologia pediátrica do Hospital de Santa Cruz, que motivou uma petição pública.

Em resposta, Passos Coelho sustentou que é necessário “fazer um esforço de transformação nos cuidados diferenciados e na rede hospitalar”, assegurando que a portaria “mais não faz que determinar as linhas gerais que serão seguidas pelo governo nessa reorganização”.

Passos Coelho remeteu para o ministro da Saúde, Paulo Macedo, que irá à comissão de especialidade no dia 30, mais esclarecimentos sobre “o calendário e o programa de reorganização que vai ser feito para que melhores serviços sejam prestados”.

A portaria determina que as instituições hospitalares deverão ajustar-se à nova classificação, até 31 de Dezembro de 2015.
...

A reforma dos pinóquios
Um ponto de partida...
Sem estudos de suporte, nem plano definido a portaria só poderá ser ponto de partida para a desgraça.

10:04 da tarde  
Blogger DrFeelGood said...

Paulo Macedo recordou que a portaria de reorganização dos hospitais «tem um anexo que vai sendo desenvolvido de acordo com a realidade».
O titular da pasta da Saúde garantiu, esta quinta-feira, que não está confirmado o encerramento da valência cardio-torácica do Hospital de Santa Cruz.
No lançamento da linha Saúde Sénior, Paulo Macedo recordou que a portaria de reorganização dos hospitais «tem um anexo que vai sendo desenvolvido de acordo com a realidade».
«Ponderaremos aquilo que são serviços de excelência que devem ser preservados, mas uma certeza temos: não é para ser tudo inamovível nem para tudo mudar se não for para melhor», sublinhou.
TSF 24.04.14 link

O habitual carrossel de avanços e recuos.

10:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home