domingo, agosto 10

Freak ACSS health information

“Retoma económica” faz aumentar cirurgias”
Mais consultas, mais cirurgias programadas, mais cirurgias urgentes— sendo que o facto de estas últimas terem aumentado pode estar relacionado com “a retoma da actividade económica”, diz a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). link
É este o balanço da actividade do Serviço Nacional de Saúde no primeiro semestre do ano, em comparação com igual período do ano passado. Os dados divulgados na sexta-feira referem que houve um crescimento de 2,6% nas consultas médicas realizadas nos primeiros seis meses de 2014 (mais 153.708), num total de mais de 6,1 milhões de consultas. Que foram levadas a cabo 289 mil cirurgias programadas (mais 3,7%) e que, destas, mais de metade (57,5%) se realizaram “com a possibilidade de o doente ser operado e ter alta no mesmo dia, melhorando a sua comodidade, encurtando o tempo para regresso à vida activa e reduzindo a probabilidade de eventos indesejáveis, como infecções hospitalares”.
Contrariando a tendência de períodos anteriores, verifica-se ainda um crescimento das cirurgias urgentes, com um acréscimo de actividade em 2%, para 50.412, prossegue a ACSS na nota divulgada: “Esta observação pode estar em parte relacionada com a retoma da actividade económica, nomeadamente pelo aumento dos acidentes de trabalho e acidentes de viação.”
A ACSS aproveita para informar que em breve disponibilizará um conjunto de novas informações sobre o funcionamento do SNS. O microsite Monitorização do Serviço Nacional de Saúde, no sítio na Internet da ACSS, já tem informação sobre o funcionamento dos hospitais, mas vai disponibilizar, “pela primeira vez, dados que permitem comparar o desempenho de diferentes agrupamentos de centros de saúde durante o primeiro trimestre de 2014. Esta nova ferramenta constitui um alargamento do benchmarking já disponível para a área hospitalar”, refere a nota.
Serão disponibilizados indicadores como a taxa de utilização de consultas de médicas nos últimos três anos, a taxa de domicílios de enfermagem por 1000 inscritos, ou a despesa de medicamentos facturados por utilizador.
Andreia Sanches, JP 10/08/2014
Saúda-se o aumento de consultas e cirurgias programadas no SNS bem como a melhoria na transparência do sistema através da divulgação dos resultados operacionais a diferentes níveis.
Claro está que só conhecemos dados brutos de produção, ficando-se sem saber em que medida estes aumentos resultam dum melhor desempenho do SNS ou da maior procura pelos doentes em virtude da crise económica. Porém, independentemente das razões, o SNS parece estar a responder mesmo que sujeito a um subfinanciamento agravado.
O que estranho, por rebuscada, é a explicação para o crescimento das cirurgias urgentes que dá titulo à notícia. Fundamentar este aumento num maior número de acidentes de trabalho e de viação resultantes da almejada retoma económica, tem tanto de especulativo como atribuir-se a uma agudização de patologia crónica em consequência do aumento de doentes em listas de espera médicas e/ou cirúrgicas.
Pede-se à ACSS maior objetividade e isenção, é que panfletismos deste tipo só tiram credibilidade às estatísticas e a quem as publicita.
Tavisto

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

A ACSS alinha as suas 'razões' por veredas misteriosas e tal como o órgão político de topo (MS) vê laranjas em roseiras (a imagem não é inocente...)
São os mesmos personagens que, em brilhantes e rebuscadas análises, referem 'crescimentos negativos', evitando - a todo o custo - falar em recessão...

10:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home