domingo, fevereiro 22

Tenho Seguro e vou ao privado

“mas há uma regra lá em casa: Se é grave é para ir ao Hospital Público”
Trago aqui esta frase, que considero lapidar, por sintetizar o pensamento da elite socio-económica e da classe política que nos governa, relativamente ao nosso Sistema de Saúde. Proferida pelo Dr.Carlos Neves Martins, Presidente do Conselho de Administração do maior hospital público e ex-secretário de estado da saúde no governo PSD/CDS-PP de Durão Barroso, só não seria confessada por muitos mais por não ser polticamente correcta.
Mas, para que melhor se perceba a essencia do pensamento, transcrevo na integra o que o Dr. Carlos Martins respondeu ao jornalista do Expresso quando lhe foi perguntado: Tem seguro de saúde? Utiliza o sector privado:
- Tenho e recorro ao privado em situações de rotina. Eu, e os meus filhos, a minha mulher….. Não vou à Urgência por uma dor de dentes ou gripe, talvez por conhecer as falsas urgâncias. Mas há uma regra clara lá em casa; se é grave é para ir ao hospital público. Com o devido respeito pelos Privados, porque alguns até têm mais capacidade que hospitais públicos e até deviam formar internos.

Na prática, esta elite ignora em absoluto a existência e o valor dos Cuidados de Saúde Primários. O médico de família é dispensável ou só existe para tratar "pobrezinhos" ou de questões burocráticas. Interessaria saber porquê, mas esta questão levar-nos-ia muito longe.
Mesmo quando se fala da ida ao hospital público é a Urgência que vem ao de cima. Como se não existissem outras portas ou elas próprias sejam cada vez menos acessíveis ou mesmo recomendáveis, como indiciam as constantes demissões de lugares de chefia nos hospitais do SNS.
Tal como o Dr. Carlos Martins, os que têm possibilidades de ter seguros publicos ou privados, sentem-se hoje no conforto da prerrogativa de utilizar o Sistema de Saúde “à la carte”. Esquecem-se porém que se tudo continuar nesta senda mesmo o que ainda resta de qualidade no SNS irá perder-se.
Se assim for é bem possível que ouçamos um futuro responsável político dizer:
- Tenho Seguro e vou ao privado, mas há uma regra lá em casa: Se é grave é para ir ao Estrangeiro. 
Tavisto

Etiquetas: ,