sábado, maio 30

Paulo Macedo review

O  MS rejubilou com a recente apresentação do relatório “OCDE Review of health care quality”. Houve  arraial e foguetes no ar. O caso não era para menos . Tantos foram os mimos distribuídos. 
O  departamento de propaganda do senhor ministro não se poupou a esforços na transcrição dos parágrafos mais sonantes: "The Portuguese approach to quality monitoring and improvement is particularly sophisticated") Portugal has… a robust quality architecture which, unlike in many OECD countries, covers almost the whole health care system". link
Tudo resumido, o mais interessante do relatório diz respeito aos CSP.
Portugal tem das mais baixas taxas de internamentos evitáveis por asma, DPOC e diabetes na OCDE, registando-se também uma das reduções mais marcantes na mortalidade por doença isquémica coronária desde 1990, sendo actualmente a 4.ª mais baixa entre os membros da OCDE.
A criação de unidades de  alto desempenho (USF), que cobrem 50% da população, traduziu-se numa diferença de qualidade dentro do sistema.
High performance by FHU has created a quality disparity within the system, and to correct this all primary care providers should be pushed to deliver higher quality care. link
Tendo em atenção esta disparidade, o relatório aconselha à reflexão sobre a orientação estratégica dos cuidados de saúde primários que, após uma reforma impressionante, correm o risco de tornar-se um sistema com dois níveis de qualidade, cada vez mais divergentes.
Depois disto, sempre ao sabor da corrente, Paulo Macedo decidiu lesto que era altura de anunciar a criação de vinte novas USF, ainda este ano link,  quando nos primeiros quatro meses deste ano apenas uma USF viu a luz do dia em todo o país.
Com eleições perto é  necessário tentar disfarçar os longos meses passados a encanar a perna à râ.
Clara Gomes

Etiquetas: