Satisfação utentes
Estudo de “Satisfação dos Utentes do Sistema de Saúde
Português”, realizado pelo Departamento da Qualidade na Saúde da Direcção-Geral
da Saúde. link
Qualidade do atendimento: 83,1% dos utentes consideraram
que a qualidade dos serviços prestados pelo SNS correspondeu à sua expectativa e
90% dos utentes consideraram ter sido bem atendidos pelos profissionais de
saúde.
Consultas: Apenas 4% dos utentes reconheceram ter
faltado a consultas por falta de transporte e 10% reconheceram ter faltado por falta
de dinheiro.
Exames médicos e tratamentos: 11% dos utentes declararam
ter deixado de realizar exames e tratamentos por dificuldades financeiras.
Medicamentos: 10% dos utentes reconheceram ter deixado de comprar
medicamentos prescritos devido a problemas financeiros.
Consultas de especialidade: 42% dos utentes
reconheceram esperar mais de quatro semanas por consultas de especialidade.
Opinião geral sobre o SNS: Surpreendentemente, 38%
dos utentes defenderam a necessidade de grandes mudanças e 15% reconheceram que
o SNS precisa de ser “completamente reestruturado”. A própria DGS reconhece no
estudo “parecer haver dissonância” entre aquilo que a população pensa da
qualidade do serviço prestado e a “percepção da necessidade de melhoria da
oferta dos cuidados que recebe”.
A explicação dada no estudo para esta dissonância - "reflectir um desejo natural do consumidor de procurar a
excelência nos serviços que lhe são oferecidos" - é que nos parece frouxa.
Etiquetas: s.n.s
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