sábado, maio 23

Satisfação utentes

Estudo de “Satisfação dos Utentes do Sistema de Saúde Português”, realizado pelo Departamento da Qualidade na Saúde da Direcção-Geral da Saúde. link
Qualidade do atendimento: 83,1% dos utentes consideraram que a qualidade dos serviços prestados pelo SNS correspondeu à sua expectativa e 90% dos utentes consideraram ter sido bem atendidos pelos profissionais de saúde.
Consultas: Apenas 4% dos utentes reconheceram ter faltado a consultas por falta de transporte e 10%  reconheceram ter faltado por falta de dinheiro.
Exames médicos e tratamentos: 11% dos utentes declararam ter deixado de realizar exames e tratamentos  por dificuldades financeiras.
Medicamentos:  10% dos utentes reconheceram ter deixado de comprar medicamentos prescritos devido a problemas financeiros.
Consultas de especialidade: 42% dos utentes reconheceram esperar mais de quatro semanas por consultas de especialidade.
Opinião geral sobre o SNS: Surpreendentemente, 38% dos utentes defenderam a necessidade de grandes mudanças e 15% reconheceram que o SNS precisa de ser “completamente reestruturado”. A própria DGS reconhece no estudo “parecer haver dissonância” entre aquilo que a população pensa da qualidade do serviço prestado e a “percepção da necessidade de melhoria da oferta dos cuidados que recebe”.
 A explicação dada no estudo para esta dissonância - "reflectir um desejo natural do consumidor de procurar a excelência nos serviços que lhe são oferecidos" - é que nos parece frouxa.

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