sábado, outubro 14

O inverno está a chegar ...

Diz o relatório que em 2016/2017 a gripe foi moderada e a sua incidência inferior ao habitual. link
Mesmo assim o número de mortes acima do esperado foi de 4.467, sobretudo idosos. link 
Podemos, pois, imaginar o que teria acontecido se a gripe e o inverno tivessem sido mais severos, como se verificou em 2014/2015 e 98/99, os anos em que aquele excesso foi maior: o número de mortes registado acima do esperado foi, respectivamente, 5.591 e 8.514 óbitos. Os dados europeus apontam para um número superior de mortes não esperadas em 2016/17: 5.311, quase mais mil do que as estatísticas portuguesas. 
É evidente que nem todas aquelas mortes seriam evitáveis. Mas é igualmente evidente que muitas se poderiam ter evitado se os meios de prevenção tivessem sido reforçados e melhor utilizados - sobretudo a a tempo e horas - e não se limitassem à discreta campanha de promoção da vacinação. 
 Agora, que o inverno está a chegar, espanta-me que ninguém peça contas à DGS e ao MS e questione as autoridades de saúde sobre os planos em preparação para reduzir aqueles números e proteger as pessoas, em particular as mais velhas. Mas, pelos vistos, em Portugal, em matéria de culpa até a própria morte morre solteira. 
João Semedo, facebook

Etiquetas: