terça-feira, novembro 28

Viver Melhor ao Sul



Começaram hoje (28.11.06) a funcionar as duas primeiras USF do Alentejo, a Planície e a Eborae, no Hospital do Patrocínio, na cidade de Évora, dedicadas a prestar cuidados a 27 mil utentes.
link

As novas USF funcionarão no horário das 8h-20h nos dias úteis e das 8h-14h aos sábados, domingos e feriados, com oito médicos, oito enfermeiros e seis administrativos, o que lhes permitirá atender os utentes inscritos nas USF , pelo seu Médico de Família, no próprio dia.

CC deve estar a atingir o objectivo minimalista das 45 USF.

2 Comments:

Blogger tonitosa said...

Estou convicto de que as USF não vão ser, ao contrário do que se tem dito, uma forma de realizar poupanças na Saúde. E já o disse noutros comentários.
Também não vejo como se vai, por esta via, resolver o problema da falta de médicos garantido a qualidade.
Mas há que registar a melhoria física das instalações inauguradas.
A reorganização do SNS não pode deixar de contar com uma diferente organização dos CSP que tem muito a ver com novos equipamentos e instalações apropriadas, em particular com o abandono de CS a funcionar em vãos-de-escada.
É bom vermos instalações modernas e devidamente apetrechadas como nos mostraram as imagens televisivas.

10:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem apropósito do que o Tonitosa comenta, aconselho uma ida ao www.tambemexisto.blogspot.com e ler o post lá colocado em 22 de Novembro, com o nome "600 mil escudos".
Acrescento que nesta USF, também foram realizadas obras no CS e adquiridos equipamentos ditos de "pouca monta" para se iniciar, qual "coquepite dos Cuidados Primários", a actividade.
E os profissionais estão contentes.
Assim se espera que os doentes também o estejam. (parece que sim, contudo... valeu a pena? A ver vamos até quando)

9:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home