segunda-feira, junho 30

Papas e bolos


... A verdade é que a contribuição dos associados é cada vez maior e não só é absorvida pelas múltiplas empresas, como não há um único serviço que nos seja prestado que não tenhamos que pagar por ele. Qualquer associação que se preze oferece algo em troca das quotizações, no entanto a nossa ANF paga-nos com um/dois almoços! Uma política de “com papas e bolos...”

Nos últimos anos, as contas da ANF apresentaram prejuízos sucessivos, as das empresas detidas e participadas… ninguém sabe! Incrível, os associados não têm acesso a esse tipo de informações. Permitam-nos supor que de duas hipóteses uma estará correcta: Ou os prejuízos apresentados pretendem justificar que o dinheiro que pagamos ainda é pouco; Ou os lucros das empresas (se os há?!) resultam das injecções de capital da ANF, sem que nunca haja qualquer retorno desses “investimentos”, pelo menos para os Associados comuns…

Tomemos como exemplo a Consiste: prepara-se para ser cotada em Bolsa através de uma fusão com a ParaRede… cresceu à custa dos associados da ANF, até porque as facturas são das mais elevadas do mercado. Quem quiser um mísero desconto de € 50 que forneça informações que deveriam ser confidenciais, de acordo com o projecto X-Ponent. Afinal, não deveria o Associado comum ser retribuído pelo que ajudou a erguer? Parece que não. A propósito, uma pequena curiosidade… “A fusão das empresas vai fazer desaparecer a ParaRede e a Consiste para dar lugar à Glintt, uma empresa com mais de 13 mil accionistas (quantos serão farmacêuticos???). A nova empresa vai ser dirigida por João Carlos Lombo da Silva Cordeiro, presidente do conselho de administração. Pedro Rebelo Pinto, actual presidente da ParaRede, vai ser um dos vogais do conselho de administração da nova empresa.” Sem dúvida, mais um motivo de orgulho para todos nós!!! Afinal, de negócios percebe o Dr. Cordeiro!

O Programa Farmácias Portugueses, “franchising” para o qual já tínhamos alertado durante a campanha eleitoral, foi anunciado como sendo “A Salvação”, contra a concorrência de terceiros!
Afinal, na prática está a retirar mais 5% às Farmácias aderentes, o que só se compreende como uma espécie de “castigo” por estarem a fazer concorrência aos seus colegas co-associados não aderentes! Muitos já nos têm feito chegar notícia do seu descontentamento… da sua tardia percepção da realidade… Ora, não foi certamente por falta de alerta nosso. Agora, se nada for feito entretanto, terão de esperar cerca de 2 anos mais (+/- 20 facturas!), para poderem abandonar tão “lucrativo” programa! ...
Forum Farmacêutico
Texto completo: link

Sem comentários...

Etiquetas: