sábado, agosto 28

Fórum Saúde

O PS organiza em 18 Setembro o "Fórum Saúde - Serviço Nacional de Saúde, um direito, um dever", depois de nesta semana várias personalidades terem lançado um Manifesto em Defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS): link
Adalberto Campos Fernandes, Albino Aroso, Ana Jorge, António Arnaut, António Correia de Campos, António Ferreira, António Rendas, Carlos Arroz, Constantino Sakellarides, Eduardo Barroso, Fernando Regateiro, Francisco Ramos, Jorge Almeida Simões, Manuel Pizarro, Manuel Sobrinho Simões, Maria Antónia Almeida Santos, Maria Augusta Sousa, Maria de Belém , Maria do Céu Machado, Mário Jorge, Orlando Monteiro, Pereira Miguel

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

O jogo do ser e não ser...

O Fórum Saúde é uma mais uma adenda - veiculada pelo PS - ao "Manifesto em Defesa do SNS".

Seria bom que se discutissem aí, no que concerne ao SNS, as questões mais relevantes do momento e não se derivasse para situações importantes mas, neste momento, marginais.
Nomeadamente, tenho como incontornável, a determinação do modo [estratégia] como o Governo vai [poderá?] suportar [politicamente] a sustentabilidade do SNS face ao calamitoso deslizamento dos gastos com medicamentos...e a intolerável "pressão anti-social" do Centro-Direita.
Como será possível definir [novas]polítcas para encaixar este "fenómeno" [nada surpreendente] no âmbito da principal preocupação do Governo, i.e., a contenção da despesa pública e o cumprimento dos projectados objectivos [definidos no último OGE e nos PEC's I e II], que levem o défice orçamental público , em 2010, a rondar os 6,5%.

Dessa discussão deverá, julgo, nascer luz.
Isto é, este Fórum vai trazer à tona desejados indícios [para o PS] acerca dos candidatos à [provável] substituição de Ana Jorge, no MS.
Na verdade - e não só por responsabilidade da Ministra - os objectivos de relativos à contenção das despesas, no MS, relativos ao ano de 2010, dificilmente serão atingidos.
Esta [aparentemente inultrapassável] "falha" tem necessariamente um elevado preço político. Deverá questionar, inevitavelmente, os lugares da actual equipa ministerial da Saúde.

Portanto, do Fórum deverá sair - primeiro para a direcção do PS, depois para o País - o "senhor que se segue". Ou, mais dificilmente, a "senhora" [digo isto em tom adivinhatório sem qualquer laivo machista]...
Na realidade, vivemos num Mundo de aparências. E o Fórum, em última análise, pode ser [no estrito âmbito político] também isso..."o jogo do ser e não ser."

3:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home