quinta-feira, junho 30

Vi(o)ragem Liberal-Social

Comunicado de imprensa: XIX Governo Constitucional: uma oportunidade para Portugal no domínio da Saúde

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) considera que a nomeação do XIX Governo Constitucional configura uma oportunidade de modernização do país, inclusive no domínio das políticas de saúde, induzindo a sua aproximação aos padrões europeus de organização e gestão. Em linha com o pensamento da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP), a APHP concorda com o princípio «Mais Europa na Saúde para induzir mais Saúde na Europa».

Para já, a APHP congratula-se com o reconhecimento público, por parte do novo Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, de que não podemos assentar os desafios do presente e do futuro, que são inevitavelmente outros, sobretudo do ponto de vista do financiamento, nas conquistas de bem-estar do passado, sem que exista um equilíbrio na evolução da receita. De facto, os desafios actuais implicam uma viragem na actuação de todos os agentes da saúde, no sentido de continuar a garantir mais e melhores cuidados de saúde. Esta viragem implica escolhas, uma vez que os recursos afectos ao sector são necessariamente limitados. Afinal, a saúde é um bem público e cabe ao Estado o papel de garantir o acesso a este bem essencial.

É este o contexto que aguarda a intervenção do Dr. Paulo Macedo, recém designado Ministro da Saúde do XIX Governo Constitucional, e que a APHP espera que configure uma oportunidade para a constituição de um verdadeiro mercado da saúde em Portugal e cujos princípios gerais foram traçados, há meses, nas III Jornadas de Hospitalização Privada.
link
Teófilo Óscar Ribeiro Gonçalves Leite
Começaram os salamaleques dos habituais defensores do mercado da Saúde, onde não poderia deixar de faltar o inefável presidente da APHP, Teófilo Leite .

Etiquetas: