terça-feira, janeiro 15

Eu corto, tu adias, ele empurra


A impreparação que campeia nos diversos ministérios valorizou o da saúde como executor do programa da Troika e paladino-mor do corte de despesa e da cobrança de taxas moderadoras.

A obsessão pelos cortes pode cegar qualquer ajudante de ministro, se arvorada em política de saúde, impedindo-o de ver os efeitos de políticas de racionamento de medicamentos e da redução de transplantações. A despesa futura do MS e a saúde dos doentes ficarão a perder com a ausência de tratamento, o acesso tardio aos serviços e a perda dos benefícios dos medicamentos mais eficazes.

Aquela obsessão levou à defesa pública da prevenção para «evitar o recurso aos serviços», não para melhor saúde e menos sofrimento. A prevenção faz-se com campanhas de informação, pela promoção de estilos de vida saudáveis, pela vacinação e rastreios de doenças, tudo em articulação com educação para a saúde e esclarecimento por médicos e enfermeiros, o que exige o recurso a serviços de saúde, nomeadamente aos cuidados primários. Porém promoveu a diminuição de acesso através das taxas mas não o aumento do número de consultas e atendimentos que se impunha, e, com a declaração, ainda diabolizou o recurso àqueles serviços em vez de os promover.

Não admira que alguns colegas clínicos gerais o tenham rebatizado de EVITA AÍDA.

Toda a luz que tem sido projetada nos media sobre os «sucessos» dos cortes já não consegue disfarçar o que se esconde:
- Adiamento do importante quando politicamente problemático;
- Promoção de medidas de cosmética na gestão e do jogo do empurra dos doentes.

Como alguém aqui sublinhou a reforma da saúde devia começar por duas medidas preconizadas no memorando: Reformulação da rede de urgências e hospitais e desenvolvimento dos cuidados primários e continuados; ADSE como seguro público complementar não sustentado pelo orçamento do Estado.

Nada se fez com medo das possíveis reacções e com dificuldade em conciliar posições dos interessados. Por isso vão-se empatando com mais uns estudos, uma comissão com as misericórdias e outras medidas semelhantes. Assim vemos a Saúde em situações caricatas: Ministro de um lado detendo estudos diversos de reformulação que não aplica, o que o força a cortar mais no pessoal e no acesso ao SNS; Um seu subordinado, chefe da todo-poderosa ACSS, bramando que «essa reforma tem de andar mais depressa». Que tal está a molenga, hem!

Quando se adia o importante e se abraçam dietas ineficazes é necessário tapar depois as «misérias», se há hospitais em falência e que não cumprem os compromissos, adiantam-se uns duodécimos. Mas isso não resolve o problema de fundo e até pode incentivar os gestores à passividade e à cosmética de números.
Não se aborda do modo certo o problema das novas tecnologias e dos medicamentos inovadores, então pede-se uma opinião sobre os medicamentos de maior impacto financeiro. O problema fica lá, mais vocalizado tanto pelos que lembram a falta de equidade, como por quem critica os hospitais que fazem a distribuição aos doentes crónicos a cada 15 dias e o jogo de empurrar os doentes entre hospitais.

A subida de taxas moderadoras até um terço do custo não serve de todo como solução, ainda que servida pelo FMI. Tratar-se-ia então de verdadeiro copagamento para o doente, estabelecendo uma barreira aos que não podem pagar que ficariam dependentes da caridadezinha. Pretende-se acabar com o SNS e criar um mercado para os que podem pagar, contra tudo o que a constituição determina.

É tempo de atacar os problemas e apostar em soluções técnicas, menos na comunicação, no marketing político e na conhecida prática burocrática: «Aprovado, arquive-se».

Jack Lavais 

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Tavisto said...

“Na Grécia, se não pusermos um envelope nas mãos do médico a cirurgia é adiada”

“Se não tomarmos as medidas certas na saúde vai haver uma revolução na Grécia”


Vale a perna ler a entrevista a John Yfantopoulos, professor da Universidade de Atenas, no Público “on line” de hoje. Não porque entenda que o nosso Sistema de Saúde se encontre hoje ao mesmo nível do Grego ou que se nos aplica algumas das “aberrações” descritas, nomeadamente as que servem de título à notícia.
Recomenda-se a sua leitura tão só para mostrar a que extremos de degradação humana e social pode conduzir a crise económica numa democracia ocidental. Embora, repito, considere que a situação descrita por Yfantopoulos não tem paralelo no nosso País, receio bem que as politicas conduzidas por este governo, nomeadamente na área da Saúde, possam levar a situações semelhantes num futuro próximo.
De nada vale propagandearmos “nós não somos a Grécia” para que o desejo se concretize. É preciso fazermos por isso e, este fazer, passa pela demissão do governo mais incompetente e reaccionário de que há memória desde Abril de 74.

9:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home