terça-feira, janeiro 1

Paulo Macedo, 2011-2013

Já aqui fizemos referência aos inúmeros fracassos da governação de Paulo Macedo (promovido a melhor da cantareira 2012. Que mais nos reservará  o semanário expresso em 2013):
- Indução de menor actividade nos hospitais através de cortes de financiamento (a eito);
- Encerramento de camas hospitalares à socapa quando podia (devia) ter utilizado a abertura do Hospital de Loures como oportunidade impar para o início da reestruturação da oferta de internamento da área da cidade de lisboa;
- «Através da  inactividade impediu o desenvolvimento dos CSP e dos CCI (menos 1.316.351 consultas médicas presenciais) link. Com isso bloqueou camas hospitalares e impediu a substituição de atendimentos nos hospitais e nas urgências  (menos 493.370 atendimentos em SU). Os doentes foram tratados mais tarde ou não o foram de todo. Por isso houve menos consultas mas também, menos educação e prevenção da doença.»
- Os desastres que promoveu  em relação à transplantação e recolha voluntária de dádivas de sangue;
- A reforma da rede hospitalar que nunca mais avança, à espera, quiçá, de novos e salvadores estudos;
- A reforma dos CSP estagnada (quadro acima) link
-«Corte dos salários dos médicos, desmotivando-os para maior produção com mais qualidade»;
- Parcimónia em relação às recomendações da troika sobre os subsistemas públicos. E, aí temos a  ADSE a continuar a sugar o financiamento do SNS.
- E como pouco ou nada tem feito na área da prevenção, o SEAS, Leal da Costa achou oportuno  pedir em véspera de reiveillon mais sacrifícios, exortando os portugueses a moderarem nos copos, na comezaina e nas relações não protegidas.

Clara Gomes

Etiquetas: ,