domingo, março 30

Governação protofascista

Vários factos apontam para que esta governação possa ser considerada como protofascista. Sei que a adjectivação é forte mas que dizer de um governo que utiliza com tanto despudor:
- A propaganda: caso recente do episódio das reformas e da tentativa de manipulação jornalística, e da anunciada baixa da criminalidade quanto todo o cidadão sente o contrário.
- O desprezo pela concertação social: subtraindo-se à arbitragem ao impor-se à vontade de sindicatos e patrões, recusando aumentar o salário mínimo e equiparando indemnizações por despedimento lícito e ilícito.
- A discriminação social: tratando de forma diferente do ponto de vista fiscal trabalhadores públicos/pensionistas dos privados. Para já não falar da parcimónia com que trata os rendimentos do capital contrastando com a inclemência com que taxa os rendimentos do trabalho.
- A subalternização de outros órgãos de soberania: pressionando o Tribunal Constitucional a fazer vista grossa das inconstitucionalidades legislativas.
- A sobranceria política: menorizando opiniões contrárias como sucedeu com o manifesto dos 70, passando mesmo por cima da evidência da maioria dos assinantes ser da mesma área política.
- A manipulação ideológica: propondo, em nome de um pretenso interesse nacional, a refundação de uma união nacional que englobasse os ditos partidos da governação.
- O desprezo pela Nação: colocando os interesses do Estado acima do interesse geral, aceitando acriticamente os ditames dos credores, indo mesmo além das suas exigências.

É por isso que, quando Luís Montenegro  link diz não ser verdade que venham aí mais cortes de salários e pensões, pedindo aos agentes políticos para "jogarem limpo" no debate partidário, nos interrogamos:
- Neste jogo político inquinado, que autoridade têm flibusteiros da política em pedir seriedade e reclamar da palavra dada?
Tavisto

Etiquetas: ,