quarta-feira, maio 20

Isto é …um Estado de Direito!


Manifesto (Quase) todos os meios são legítimos para se reclamar o respeito dos Direitos. Situações há em que até o uso da força é legitimado pela defesa dos Direitos.

No caso da situação dos Administradores Hospitalares entendo que ao submissão ao “tem – que – ser” se deve aos seguintes factores explicativos:
1º. A desorganização de um grupo profissional que, principalmente, a partir de 2002 (instituição dos Hospitais SA) passou a um regime do “salve-se quem puder”.
2º.A “desagregação” da ENSP com a sua integração na Universidade Nova e a perspectivação do Curso de Administração Hospitalar como fonte de rendimento e não como meio de preparação de profissionais para a administração de hospitais.
3º. A falta de uma liderança sólida e perspicaz desde há longos anos (eu diria, desde o falecimento do saudoso Professor Mantas). A APAH tem-se revelado cada vez menos interessante e interessada! Provavelmente, apenas e só, um viveiro para futuros integrantes de um qualquer CA. 
4º.A tendência, comum a muitos de nós, para nos enredarmos em questões linguísticas, em submissões ideológicas e em fatalismos inexplicáveis que, entretanto, permitem a ocupação do espaço que nos é devido.
Pelo menos no nosso caso (e de muitos colegas também) o que temos, em termos profissionais, foi conquistado: fizemos estágios em hospitais, fomos aprovados no “ano tutelado” para admissão na função pública, participamos em concursos públicos nacionais!
Não esperamos (nem queremos) que nos dêem nada! Apenas exigimos o que nos é devido, por Direito!
Porque há vários anos não se vislumbra qualquer iniciativa institucional no sentido de reparar a situação de violação dos nossos /nossos direitos profissionais, louvamos a iniciativa do Manifesto – mesmo que sendo só “uma gota de água” – em chamar a atenção para este assunto. 

Administrador Hospitalar 1

Etiquetas: