sexta-feira, março 25

No melhor pano cai a nódoa

Governo criou Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos 
O Conselho de Ministros aprovou ontem a criação de um Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos, que visa a conjugação do esforço de investigação nas universidades e nos centros hospitalares, em prol da saúde. Este é um trabalho que reúne o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Ministério da Saúde, explicou o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor, numa conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. O grupo será presidido pelo médico e investigador Manuel Sobrinho Simões, director do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), e terá, entre outras missões, a de «melhor regular, financiar e avaliar a actividade clínica», disse o ministro. «A valorização deste processo depende de um quadro de financiamento estável para a investigação clínica nos hospitais» sublinhou, explicando que nos centros académicos clínicos estarão reunidos investigadores das universidades e os que fazem este trabalho nas práticas clínicas. O Conselho dos Centros Académicos Clínicos é uma estrutura de assistência, ensino e investigação médica, que associa escolas médicas a centros hospitalares e unidades de investigação. O objectivo é avançar na aplicação dos conhecimentos e da evidência científica para melhoria da saúde. O Conselho de Ministros, que decidiu dedicar a reunião de ontem à Educação, Ciência e Ensino Superior como forma de celebrar o Dia Nacional do Estudante, aprovou também a criação de um grupo de trabalho para avaliar e propor eventuais alterações ao programa de incentivo à investigação médica de excelência, criado há um ano pelo executivo PSD/CDS-PP. O grupo será coordenado por Manuel Sobrinho Simões. 
Diário de Coimbra 25/03/2016 
Uma ideia brilhante e uma excelente escolha do elemento coordenador. O Centro Académico Clinico de Coimbra está já criado sendo conhecidos os seus órgãos sociais: link 
Como representante do Ministério da Saúde aparece o Dr. José Mendes Ribeiro, link o que é de todo surpreendente tendo em conta a sua visão mercantilista da Saúde: - Enquanto adjunto do Ministro da Saúde do XV Governo Constitucional foi Presidente da Unidade de Missão de Empresarialização dos Hospitais (2002-2004) - Mais recentemente, aparece ligado ao projeto Walk’in Clinics link da Fundação Francisco Manuel dos Santos de que é administrador executivo. - No livro “Saúde: a liberdade de escolher” link Mendes Ribeiro mostra bem o pouco apreço que tem pelo nosso modelo de SNS. 
É, pois, caso para perguntar: Não conhecerá Adalberto Campos Fernandes personalidades mais identificadas com o SNS e tão competentes como Mendes Ribeiro em matéria de economia em saúde? 
Tavisto

Etiquetas: