Oportunismo
Adalberto Campos Fernandes é hoje uma voz escutada nos meios políticos socialistas da Saúde, foi mesmo um dos nomes que correu nos "mentideros" como provável substituto de Correia de Campos. A clareza com que hoje diz o óbvio, "Não há evidência das vantagens das PPP com gestão clínica" link e tudo o mais que o fundamenta, só peca por tardia, soando pois um pouco a oportunismo. Por que não teve esta frontalidade quando CC era MS? Ainda por cima estando a mesma escrita e dita desde 2005.
Tá visto
Etiquetas: Tá visto
4 Comments:
ACF é uma criação de CC.
Descoberto para a posterioridade numa companhia seguradora, CC fez dele o seu delfim da administração hospitalar.
Hoje ACF é reclamado para falar de tudo e qualquer coisa.
Ainda o vamos ver qualquer dia num programa de culinária de grande audiência.
O certo é que ACF, campeão do ilusionismo, tem lata para aparecer e debitar materias coladas à pressa.
Neste caso, há uma clara intenção de fazer-se colar à nova linha da ministra Ana Jorge.
nota: outro que de vez enquando se fala para ministro da saúde é PKM.
Ele há campanhas de marketing muito preserverantes.
Não sabemos quem criou este (ou esta) 'joaopedro'.
Mas admitimos que ACF seja uma 'criação' do período em que CC procurou gente diferente para liderar processos em hospitais importantes e ACF foi uma dessas opções. Como o SNS é um deserto de casos de sucesso na gestão de hospitais, é natural que o sucesso de ACF seja muito visivel e que, por tabela, o nome surja como 'ministeriavel', aliás, até por iniciativa do próprio.
Já a referência ao Prof. PKM da parte do (ou da) 'joãopedro' é, no minimo, anedótica.
Como é que é possível? como é que alguém que pensa pela sua cabeça e não teme criticar Sócrates na sua intervenção demagógica e eleitoralista e prejudicial para o Futuro do SNS, poderá ter algum Futuro com este PS?
O Prof PKM, ainda que com cautelas (pois tem família a alimentar como muitos de nós), teve a coragem de discordar com CC em algumas questões que mereceram debates interessantes mas teve ainda mais coragem em defender CC nos momentos em que o 'aparelho' o estava a meter no churrasco para o assar e fritar de seguida, como veio a acontecer. Nesses dias e semanas cruciais, todos os 'ratinhos' do sistema se remeteram ao silêncio cacique e envergonhado de quem "espera para ver". Nos momentos em que foi realmente necessário, CC só teve o apoio das cabeças independentes. Dos que não vivem na dependência dos empregos e nomeações dos partidos. Sejam eles quais forem.
Actualmente, ser militante de um partido é muito semelhante a ser sócio de um clube de futebol na medida em que é uma opção sobretudo emotiva. Gosta-se da cor ou de um qualquer logotipo mas na vedade não está em causa uma ideologia ou um conjunto de valores coerentes entre si como nos tem alertado Vasco Pulido Valente em alguns dos seus recentes espasmos de clarividência. Em alternativa, temos os que estão no partido para arranjarem emprego e ponto final.
"Este PS" não quer gente que ponha em causa a distribuição de empregos entre os caciques em contextos de Poder.
O prof. PKM foi um dos que alertou, num dos seus pequenos artigos no DE, para o ataque cacique aos lugares de gestão nos ACES. Já o tinha feito noutras ocasiões e essas são posições que desagradam à malta, companheiros de route cacique.
Entre ACF e PKM essa é uma diferença fundamental. ACF é do aparelho de um dos partidos de Poder. Por isso, é um dos mais que prováveis ministros da saúde "deste PS".
PKM é um livre pensador. Não encaixa neste PS. Nem neste PSD.
Já o (ou a ) 'joãopedro' encaixa que nem uma luva neste PS e parece ter toda a capacidade para gerir o SNS na base da lógica 'deste PS'.
Vale ainda a oportunidade para referir que a posição de ACF é, de facto, essencialmente oportunista. Não há evidência a favor da gestão clínica? onde? em Portugal?
Vejamos: qual foi o 1º hospital português a conseguir uma acreditação internacional de qualidade? O HOSPITAL FERNANDO FONSECA vulgo Hospital Amadora/Sintra, SA!!!
Para bom entendedor das questões da qualidade, este facto deveria chegar para, pelo menos, não fazer uma afirmação leviana. Em Portugal, as evidências são difusas para um lado e para o outro. Internacionalmente, há evidências em favor da gestão clínica privada que são do conhecimento dos estudiosos mais sérios.
A verdade é que Sócrates foi mal aconselhado nos argumentos fracos que apresentou e o que vemos agora são alguns boys a defenderem o chefe que lhes há-de oferecer emprego após as eleições de 2009.
Haja pudor e seriedade intelectual.
Pelo menos num blogue anónimo e até não voltarmos a ter uma polícia da censura que nos prenda a todos por discordamos de Sócrates e dos seus boys (e girls).
Salvador anda preocupado
Adalberto parece ter assumido o papel de porta voz informal do Governo para as Parcerias da Saúde.(tipo MD de Ana Jorge).
Desta vez veio tirar novo coelho da cartola e concluir de novo o óbvio em entrevista ao DE. "A redução de 225 milhões de euros no preço apresentado pelo Grupo Mello para construir o Hospital de Braga suscitou inquietação e uma reflexão" no Estado.
Mas não só...
Não poupa também elogios aos gestores públicos.
Na ausência de CC, está encontrado novo campeão da informação.
Fiquei com a certeza de ter acertado em cheio.
Vou continuar a indagar o que é que PKM e o Adalberto têm em comum.
À cabeça o mesmo sentido de oportunismo político.
Enviar um comentário
<< Home