quinta-feira, janeiro 3

Hospitais, a reforma silenciosa

O plano de fechos e fusões de hospitais (que devia ter sido dado a conhecer até finais de novembro 2012) ainda não é conhecido, mas já se sabe que será em Lisboa e em Coimbra que mais alterações irão ocorrer. Aliás, alguns reajustamentos já estão a ser concretizados, como no Médio Tejo, no Oeste (Caldas e Torres Vedras), no Litoral Alentejano, em Coimbra (maternidades, serviços de psiquiatria e outros serviços) e em Lisboa.
No relatório do FMI relativo à quinta revisão lê-se que nesta reforma hospitalar será "ajustada a actividade de alguns hospitais" em áreas como a reabilitação, os cuidados continuados e paliativos e serão revistas as urgências e os centros de transplantação. A reforma passará, ainda, pela reorganização do trabalho nos hospitais e mudança no financiamento.
A reforma terá de ficar concretizada até 2014 e, no caso de Lisboa, terá em conta a construção do novo Hospital de Todos-os-Santos que irá integrar, em 2016, todos os hospitais de Lisboa Central (S. José, Capuchos, Estefânia, Santa Marta).
A reorganização da rede hospitalar não passa só por fechos e fusões. A organização do tempo de trabalho, bem como as alterações ao financiamento dos hospitais, são outros aspectos essenciais da reforma.
Em 2013, e para que consigam cumprir com o corte previsto nos custos operacionais (de pelo menos 8%), os hospitais terão de, entre outras coisas, reduzir o número de camas, de acordo com as orientações da tutela. Algo que já tem vindo a ser feito. No último ano, de acordo com a Comissão Europeia, foram eliminadas mil camas.
O Governo vai alterar a forma de financiamento de algumas patologias e os utentes poderão escolher o hospital em que pretendem ser atendidos.
JN 27.12.12 link
Sem plano conhecido, a reforma da rede hospitalar lá prossegue ao jeito dos cortes a eito do financiamento da Saúde.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

A ´reforma silenciosa' ou o naufrágio que se pretende silencioso?

3:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home