quinta-feira, agosto 14

Reforma hospitalar fica para as calendas

… Dito de outra forma: a portaria 82/2014 que estabelece os critérios para classificar os hospitais públicos, e que tem provocado acesa polémica, porque, lida à letra, implica o fecho de vários serviços e especialidades hospitalares,  não determina as valências concretas que cada unidade deverá disponibilizar, salienta. Esta classificação hospitalar será “operacionalizada através dos contratos-programa  com o hospital e o respectivo plano estratégico” e nesta equação vão entrar não só localização geográfica e as acessibilidades, mas também o nível de especialização, os equipamentos pesados, os recursos humanos e a procura potencial, além da interligação de cada unidade com outros estabelecimentos, os chamados centros de referência, segundo o documento.
A controversa portaria foi publicada em Abril passado para cumprir o calendário da troika que, no memorando de entendimento, destacava a reforma hospitalar como uma das mais importantes medidas na área da saúde.
O eventual fecho de serviços vai, então, ter que ser concretizado pelo próximo Governo? “São medidas que queremos que sejam tecnicamente correctas, devem passar pelos governos, nós próprios fomos buscar medidas que vinham de trás”, responde Jorge Penedo. Mas há ou não há serviços que vão fechar? “Essa é uma pergunta política, não técnica”, retorque.
JP 13.08.14 link

Aguenta Costa, aguenta.
Já se sabia. A reforma hospitalar fica para o próximo governo. O que mais se poderá dizer do actual almoxarife da Saúde.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger DrFeelGood said...

Ministro da Saúde afirma que reforma hospitalar vai demorar pelo menos mais um ano

O documento final da reforma hospitalar vai demorar pelo menos mais um ano a ficar pronto, segundo o ministro da Saúde. Paulo Macedo explicou esta tarde que há várias medidas em curso, mas há outras ainda por concretizar, como é o caso das redes de referenciação.
O ministro da Saúde reagiu desta forma à notícia do jornal Público, de acordo com a qual o projeto de fecho de serviços e valências hospitalares foi adiado para 2016.
...
Miguel Soares, 14 Ago, 2014

A arte de bem encanar a perna à rã.
Mais um ano para concluir o documento...
Quando estiver pronto, mais um ano para actualizá-lo.

11:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home